Há mais de um século que Vila Nova de Famalicão se orgulha de possuir uma Banda de Música: a Banda da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, precedida, após um interregno de alguns anos, pela Banda do “ Zé da Costa “ (figura primacial, como executante e pela sua intuição artística, da Banda dos Bombeiros.
Em 1937, ano em que rejuvenesceu, um punhado de bairristas famalicenses, inconformados com tão “apagada e vil tristeza“, organizou o Grupo Recreativo e Musical de Famalicão. E na manhã de 9 de Junho de 1938 veio para a rua, dedicando aos sócios o seu primeiro concerto.
Em 11 de Fevereiro de 1940 foi eleita a sua primeira Direção, sob a presidência do industrial António Sampaio Carvalho, presidindo à Assembleia-Geral o Juiz Dr. Rodolfo Aguiar.
Em 1971, entra para a Direção Álvaro de Araújo que conjuntamente com outros famalicenses, juntam esforços, conseguem a vinda de Emídio da Silva Pereira destacado executante da Orquestra Sinfónica do Porto para ocupar o cargo de maestro e assim se dá um grande salto na qualidade musical. Em 1973 graças a um importante subsídio da Fundação Cupertino de Miranda, possibilita assim a aquisição de novos instrumentos. No ano de 1974, por intermédio de Emídio Pereira, chega à Banda de Famalicão o maestro José Borges.
Em 1980 a Banda de Famalicão gravou o seu primeiro disco ( LP ) intitulado “Famalicão em frente” e em 1982 editou “Famalicão sempre em Festa”. Participou em 1986 no Festival de Bandas de Música promovido pela EDP, em Lisboa, no Teatro da Trindade, onde se classificou em 2º lugar na categoria de Primeiras, depois de passar as três fases de eliminação.
Em 14 e 15 de Maio de 1988, A Direção Presidida por Mário Jorge Mesquita, com a colaboração da Câmara Municipal, celebrou as “Bodas de Ouro” do Grupo Recreativo e Musical, realizando um festival que terminou em grande apoteose com as oito prestigiadas Bandas participantes a executarem em conjunto a excelente obra de Tchaikowski: “1812 – Tomada de Moscovo". Na mesma altura o Município distinguiu-a com a medalha de ouro. Em 1989 foi anfitriã durante um grandioso festival que trouxe a esta cidade, durante o mês de Setembro, dezanove bandas civis e militares das mais conceituadas do País.
Em 2003, foi o ano há muito desejado. Motivo de orgulho para a nossa coletividade, a Casa da Música, a nossa sede, torna-se realidade. Inaugurada a 28 de Setembro com a presença das mais altas individualidades do nosso concelho. Estiveram presentes, também, alguns elementos que tornaram possível o nascer da nossa Banda: o Álvaro, o “ Zé da Linha”, o Gabriel, o Monteiro, o Fernando e o Antenor.
De assinalar a colaboração do Município Famalicense, a generosidade de muitos beneméritos famalicenses, a dedicação dos inúmeros diretores, que durante esta já longa caminhada tudo deram e continuam a dar para que esta Banda de Música de Famalicão seja um dos mais importantes pontos de referência cultural desta hospitaleira terra onde o Minho começa.
Em Setembro de 2003, a Escola de Música da Banda de Famalicão, inicia um novo ciclo completamente reestruturado com sessenta alunos e uma estrutura semelhante aos conservatórios de música.
Desde 2005 estabelece parcerias com diversas Instituições de Ensino e de Solidariedade Social prestando serviços de Expressão Musical no Pré- Escolar. Nesse mesmo ano, nasce a necessidade de se criar uma turma de musicoterapia para crianças com deficiência, alargando assim a intervenção da música junto de todos aqueles que de alguma forma querem vive-la.
A Orquestra da Escola formada por alunos, dá a conhecer o trabalho desenvolvidos ao longo destes anos através de concertos, desenvolvendo e aperfeiçoando o seu trabalho de ano para ano.
A Banda de Famalicão em Novembro de 2005, passa a ser dirigida pelo maestro Fernando Marinho.
Artisticamente passa a fazer parte do nosso elenco instrumentos de cordas e o reportório sofre algumas alterações.
Em 21 de Outubro de 2007 a Banda de Famalicão teve a honra de ser uma das primeiras Bandas Filarmónicas a tocar no grande auditório da Casa da Musica do Porto. Foi um êxito e um dos melhores fechos de época. Nesse mesmo a Banda grava o seu segundo CD intitulado "Filarmonias", com novo reportório, que foi um grande suporte para fazer chegar a todas as comissões de festas o nosso novo projeto musical.
A 29 de Setembro de 2012 a Banda de Famalicão fez os seus 75 anos de existência. O dia que foi comemorado da parte da manhã na sede da nossa Banda com figuras ilustres como o Dr. Paulo Cunha, Vereador da Cultura, Dr. Ana Maria Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Adelino Domingues, Presidente das Bandas Filarmónicas, o Arcipreste da Famalicão entre outros que já fizeram e continuam a fazer parte de alguma forma da nossa Associação. Como não podia deixar de ser foram homenageados os músicos mais antigos de nome Cândido Franklim, Adelino Braga e Fernando Castro, outro elemento que continua a fazer parte dos nossos quadros sociais mas neste momento na Assembleia Geral e que também foi homenageando foi o Sr. Mário Aguiar pelos anos que fez parte da Direção desta Banda. Outros dos convidados neste dia especial foram os presidentes da Banda de Arnosos e Riba d’Ave, sendo que da parte da tarde juntamos as três Bandas e realizamos um concerto no Parque da Devesa um dos maiores de Portugal.
Em 1 de Outubro de 2013 a Escola da Banda de Famalicão fez o seu décimo ano de existência após a sua nova restruturação.
A 22 de Novembro de 2014 a Banda de Famalicão concorreu ao Concurso Internacional de Bandas Filarmónicas D’Ouro que decorreu em Santa Maria da Feira sendo atribuído o 1º Prémio na sua classe. A 7 de Dezembro do mesmo ano e para fechar em grande concorreu ao I Concurso de Bandas Filarmónicas do Distrito de Braga obtendo o 1º Lugar na sua categoria e arrecadando a batuta de prata para o nosso Maestro.
Em 28 de novembro de 2015, faz o lançamento de mais dois trabalhos discográficos: "Brilho D'Ouro" e "Montain Moments", sendo este último a convite da Molenaar Edition.
No dia 29 de novembro de 2015, participa no 2º Concurso de Bandas Filarmónicas do Distrito de Braga, onde obtém pelo segundo ano consecutivo o 1º Lugar, desta vez com a classificação final de 91,87 pontos.
Em novembro de 2018, o maestro Armando Teixeira assume a direção musical da Banda de Famalicão.
Receba as novidades sobre a Banda de Famalicão em primeira mão diretamente no seu endereço de e-mail.